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Conhece o conceito de Arquétipos de Marca?

Já percebeu como nos sentimos atraídos mais por algumas marcas do que por outras? É por isso que branding e publicidade são tão importantes, pois esses conceitos bem executados fazem toda diferença na maneira como sua marca é vista.


Através deles que é possível criar uma conexão com seu público alvo. Se parar pra pensar, o que de fato nos atrai nessas marcas? O que nos faz comprar novamente numa mesma loja ou procurar por um mesmo serviço? Autenticidade e originalidade.


E para isso que aconteça, é preciso desenvolver uma personalidade e se comunicar. As pessoas hoje buscam por mais interações, ou seja, elas querem criar um relacionamento com a marca e sentir há um vínculo de responsabilidade e confiança. Por isso, a comunicação é tão importante além da forma como a marca se posiciona.


O conceito de arquétipos foi desenvolvido por Carl Gustav Jung, que refere se a um conjunto de imagens e padrões universais que derivam de um inconsciente coletivo e agem como estruturas inatas, imateriais, com que desenvolve se a psique.


Além disso, Jung acreditava que os arquétipos poderiam ser divididos em 12 tipos, que representavam as principais motivações básicas do ser humano. O que infere que a maioria das pessoas apresentam características de vários arquétipos em sua personalidade.


E agora, nos leva a pergunta:

Quais são os 12 arquétipos de marca?

Entende e escolher um arquétipo é essencial para criar um negócio. E existem primordialmente 12 tipos de arquétipos e vamos explicar cada um deles para você.



Fonte: FriendsLab


O Inocente

Objetivo: Ser feliz

Características: Esforça-se para ser bom, é puro, jovem, otimista, simples, moral, romântico, leal

Desvantagem: Pode ser ingênuo ou chato

Nicho de marketing: Empresas com valores fortes, vistas como confiáveis ​​e honestas, associadas com moralidade, boas virtudes, simplicidade, pode ser nostálgico

Exemplo: Dove, Coca-Cola, Neve

O Cara Comum

Objetivo: pertencer ou se conectar com os outros

Características: pé no chão, solidário, fiel, amigável, pessoa ao lado, conecta-se com os outros

Desvantagem: pode faltar uma identidade distinta e se misturar a muitos

Nichos de marketing: toque comum, virtudes sólidas, dá um sentimento de pertencimento

Exemplo: Leroy Merlin, eBay, Dpaschoal

O Herói

Objetivo: Ajuda a melhorar o mundo

Traços: Corajoso, ousado, honrado, confiante, inspirado forte

Drawback: Poderia ser arrogante ou indiferente

Nicho de marketing: Deixe uma marca positiva no mundo, resolver os principais problemas ou ativar / inspirar outros a fazê-lo

Exemplo: Nike, BMW, Duracell

O Fora da Lei

Objetivo: quebrar as regras e lutar contra a autoridade

Características: Rebelde, iconoclasta, selvagem, abrindo caminho para a mudança

Desvantagem: Pode ir longe demais e ser visto de forma negativa

Nicho de marketing: Agente de mudança, defensor dos desprivilegiados, permite que as pessoas desabafar ou romper com as convenções

Exemplo: Harley-Davidson, Virgin, Uber

O Explorador

Objetivo : encontra realização por meio de descobertas e novas experiências

Características: Inquieto, aventureiro, ambicioso, individualista, independente, pioneiro

Desvantagem: Pode não se enquadrar no convencional

Nicho de marketing: Emocionante, arriscado, autêntico

Exemplo: Jeep, The North Face, Amazon

O Criador

Objetivo: Criar algo com significado e valor duradouro

Características: Criativo, imaginativo, artístico, inventivo, empreendedor, não-conformista

Desvantagem: Pode ser perfeccionista ou impraticável

Nicho de marketing: Visionário, ajudar os clientes a expressar ou criar e estimular sua imaginação

Exemplo: Lego, Faber Castell, You Tube

O Governante

Objetivo: Controlar, criar ordem a partir do caos

Características: Líder, responsável, organizado, modelo de papel, administrador

Desvantagem: Pode faltar uma conexão comum ou ser muito autoritário ou controlador

Nicho de marketing: ajudar as pessoas a se tornarem mais organizadas, restaurar a ordem, criar mais estabilidade e segurança em um mundo caótico

Exemplo: Microsoft, Rolex, Mercedes-Benz

O Mágico

Objetivo : Tornar os sonhos realidade, criar algo especial

Características: Visionário, carismático, imaginativo, idealista, espiritual

Desvantagem: Pode correr riscos que levam a resultados ruins

Nicho de marketing: ajudar as pessoas a transformar seu mundo, inspirar mudanças, expandir a consciência

Exemplo: Disney, Apple, Red Bull

O Amante

Objetivo: Criar intimidade, inspirar amor

Características: Apaixonado, sensual, íntimo, romântico, afetuoso, comprometido, idealista

Desvantagem: Pode ser muito altruísta ou não fundamentado o suficiente

Nicho de marketing: ajudar as pessoas a se sentirem apreciadas, pertencer, conectar, desfrutar da intimidade, construir relacionamentos

Exemplo: Victoria’s Secret, Lindt, Marie Claire, Chandon

O Cuidador

Objetivo: Cuidar e proteger os outros

Características: Carinhoso, maternal, amoroso, altruísta, generoso, compassivo

Desvantagem: ser aproveitado, tomado como certo ou explorado

Nicho de marketing: ajudar as pessoas a cuidar de si mesmas, servir o público por meio da saúde, programas educacionais ou de ajuda.

Exemplo: Knorr, Johnson & Johnson, Omo

O Comendiante

Objetivo: levar alegria ao mundo

Características: Divertimento, senso de humor, despreocupado, travesso, irreverente

Desvantagem: Pode ser visto como frívolo ou desrespeitoso

Nicho de marketing: ajudar as pessoas a se divertir ou desfrutar do que estão fazendo, permitir que as pessoas para ser mais impulsivo e espontâneo

Exemplo: Netflix, Ben & Jerry’s, Doritos

O Sábio

Objetivo: ajudar o mundo a obter sabedoria e percepção

Características: Conhecimento, fonte confiável de informação, sabedoria e inteligência, pensativo, analítico, mentor, guru, consultor

Desvantagem: Pode ser contemplativo demais ou opinativo

Nicho de marketing: ajudar as pessoas a compreender melhor o mundo, forneça informações práticas e análises

Exemplo: BBC, Google, Philips


Lembre se que o mais importante sobre arquétipos de marca é entender como eles vão além dos desejos de gerar lucratividade e buscam criar uma proposta de valor.


Fonte da descrição dos arquétipos: migreseunegocio.com.br

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