Já percebeu como nos sentimos atraídos mais por algumas marcas do que por outras? É por isso que branding e publicidade são tão importantes, pois esses conceitos bem executados fazem toda diferença na maneira como sua marca é vista.
Através deles que é possível criar uma conexão com seu público alvo. Se parar pra pensar, o que de fato nos atrai nessas marcas? O que nos faz comprar novamente numa mesma loja ou procurar por um mesmo serviço? Autenticidade e originalidade.
E para isso que aconteça, é preciso desenvolver uma personalidade e se comunicar. As pessoas hoje buscam por mais interações, ou seja, elas querem criar um relacionamento com a marca e sentir há um vínculo de responsabilidade e confiança. Por isso, a comunicação é tão importante além da forma como a marca se posiciona.
O conceito de arquétipos foi desenvolvido por Carl Gustav Jung, que refere se a um conjunto de imagens e padrões universais que derivam de um inconsciente coletivo e agem como estruturas inatas, imateriais, com que desenvolve se a psique.
Além disso, Jung acreditava que os arquétipos poderiam ser divididos em 12 tipos, que representavam as principais motivações básicas do ser humano. O que infere que a maioria das pessoas apresentam características de vários arquétipos em sua personalidade.
E agora, nos leva a pergunta:
Quais são os 12 arquétipos de marca?
Entende e escolher um arquétipo é essencial para criar um negócio. E existem primordialmente 12 tipos de arquétipos e vamos explicar cada um deles para você.

Fonte: FriendsLab
O Inocente
Objetivo: Ser feliz
Características: Esforça-se para ser bom, é puro, jovem, otimista, simples, moral, romântico, leal
Desvantagem: Pode ser ingênuo ou chato
Nicho de marketing: Empresas com valores fortes, vistas como confiáveis e honestas, associadas com moralidade, boas virtudes, simplicidade, pode ser nostálgico
Exemplo: Dove, Coca-Cola, Neve
O Cara Comum
Objetivo: pertencer ou se conectar com os outros
Características: pé no chão, solidário, fiel, amigável, pessoa ao lado, conecta-se com os outros
Desvantagem: pode faltar uma identidade distinta e se misturar a muitos
Nichos de marketing: toque comum, virtudes sólidas, dá um sentimento de pertencimento
Exemplo: Leroy Merlin, eBay, Dpaschoal
O Herói
Objetivo: Ajuda a melhorar o mundo
Traços: Corajoso, ousado, honrado, confiante, inspirado forte
Drawback: Poderia ser arrogante ou indiferente
Nicho de marketing: Deixe uma marca positiva no mundo, resolver os principais problemas ou ativar / inspirar outros a fazê-lo
Exemplo: Nike, BMW, Duracell
O Fora da Lei
Objetivo: quebrar as regras e lutar contra a autoridade
Características: Rebelde, iconoclasta, selvagem, abrindo caminho para a mudança
Desvantagem: Pode ir longe demais e ser visto de forma negativa
Nicho de marketing: Agente de mudança, defensor dos desprivilegiados, permite que as pessoas desabafar ou romper com as convenções
Exemplo: Harley-Davidson, Virgin, Uber
O Explorador
Objetivo : encontra realização por meio de descobertas e novas experiências
Características: Inquieto, aventureiro, ambicioso, individualista, independente, pioneiro
Desvantagem: Pode não se enquadrar no convencional
Nicho de marketing: Emocionante, arriscado, autêntico
Exemplo: Jeep, The North Face, Amazon
O Criador
Objetivo: Criar algo com significado e valor duradouro
Características: Criativo, imaginativo, artístico, inventivo, empreendedor, não-conformista
Desvantagem: Pode ser perfeccionista ou impraticável
Nicho de marketing: Visionário, ajudar os clientes a expressar ou criar e estimular sua imaginação
Exemplo: Lego, Faber Castell, You Tube
O Governante
Objetivo: Controlar, criar ordem a partir do caos
Características: Líder, responsável, organizado, modelo de papel, administrador
Desvantagem: Pode faltar uma conexão comum ou ser muito autoritário ou controlador
Nicho de marketing: ajudar as pessoas a se tornarem mais organizadas, restaurar a ordem, criar mais estabilidade e segurança em um mundo caótico
Exemplo: Microsoft, Rolex, Mercedes-Benz
O Mágico
Objetivo : Tornar os sonhos realidade, criar algo especial
Características: Visionário, carismático, imaginativo, idealista, espiritual
Desvantagem: Pode correr riscos que levam a resultados ruins
Nicho de marketing: ajudar as pessoas a transformar seu mundo, inspirar mudanças, expandir a consciência
Exemplo: Disney, Apple, Red Bull
O Amante
Objetivo: Criar intimidade, inspirar amor
Características: Apaixonado, sensual, íntimo, romântico, afetuoso, comprometido, idealista
Desvantagem: Pode ser muito altruísta ou não fundamentado o suficiente
Nicho de marketing: ajudar as pessoas a se sentirem apreciadas, pertencer, conectar, desfrutar da intimidade, construir relacionamentos
Exemplo: Victoria’s Secret, Lindt, Marie Claire, Chandon
O Cuidador
Objetivo: Cuidar e proteger os outros
Características: Carinhoso, maternal, amoroso, altruísta, generoso, compassivo
Desvantagem: ser aproveitado, tomado como certo ou explorado
Nicho de marketing: ajudar as pessoas a cuidar de si mesmas, servir o público por meio da saúde, programas educacionais ou de ajuda.
Exemplo: Knorr, Johnson & Johnson, Omo
O Comendiante
Objetivo: levar alegria ao mundo
Características: Divertimento, senso de humor, despreocupado, travesso, irreverente
Desvantagem: Pode ser visto como frívolo ou desrespeitoso
Nicho de marketing: ajudar as pessoas a se divertir ou desfrutar do que estão fazendo, permitir que as pessoas para ser mais impulsivo e espontâneo
Exemplo: Netflix, Ben & Jerry’s, Doritos
O Sábio
Objetivo: ajudar o mundo a obter sabedoria e percepção
Características: Conhecimento, fonte confiável de informação, sabedoria e inteligência, pensativo, analítico, mentor, guru, consultor
Desvantagem: Pode ser contemplativo demais ou opinativo
Nicho de marketing: ajudar as pessoas a compreender melhor o mundo, forneça informações práticas e análises
Exemplo: BBC, Google, Philips
Lembre se que o mais importante sobre arquétipos de marca é entender como eles vão além dos desejos de gerar lucratividade e buscam criar uma proposta de valor.
Fonte da descrição dos arquétipos: migreseunegocio.com.br
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